sábado, 4 de dezembro de 2010

Cantinho Portugues - Os encantos do fado português

Nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro resolvemos sair em casal visando uma noite com um jantar mais "esbanjador". Com este intúito a decisão foi: "Vamos ao La Gôndola".

Como não conhecia o local, entrei no site do restaurante, dei uma vasculhada no cardápio, que parecia ótimo, e já fiz todos os pedidos na minha cabeça.
Pegamos um táxi partindo do centro de Londrina e rumamos a Av. Santos Dumont, que é aonde se localiza o estabelecimento. Poucos quarteirões antes de chegarmos ao La Gôndola começamos a reparar o quão escuro estavam as ruas. Logo percebemos que algo atípico estava acontecendo. Conclusão: Alguns quarteirões estavam sem luz, entre eles o do nosso "alvo".
Um tanto confusos sobre o que fazer resolvemos procurar um outro estabelecimento, com luz, na região. Foi então que avistamos em uma esquina um simpático e discreto restaurante. O Cantinho Português se tornou o nosso escolhido.
Logo que entramos fomos recepcionados por uma simpática jovem que nos deixou escolher dentre as mesas disponíveis, qual gostaríamos de sentar. O restaurante tinha dois pequenos salões com cerca de 10 mesas cada, com decorações típicas de Portugal, deixando um clima ainda mais intimista.
Chegamos cerca das vinte e uma horas, e neste momento havia apenas mais uma mesa ocupada por um casal.
Sentamos, e logo outra atendente veio nos oferecer o cardápio e a carta de vinhos. Foi então que começou nosso dilema.
Entre as diversa opções de entradas estava a porção de 10 bolinhos de bacalhau por 13,00 reais, sendo possível optar por meia porção, antepasto de beringela por 8,00 reais, mas acabamos ficando com o couvert, de 4,50, que continha algumas torradinhas bem crocantes, e pequenas porções de beringela de forno, tremoço e um patêzinho cremoso. Como só estávamos em 2 pessoas essa opção foi a medida certa.
Para salada, entre as 7 opções pedimos a Lisboeta, que continha palmitos, tomates fatiados, alface americana, azeitonas pretas e cenouras raladas. Preocupados com o tamanha da salada perguntamos a atendente se seria possível dividir esta salada, e a prestativa moça nos informou que a porção era feita para duas pessoas, e ao ver o tamanho do prato percebemos que o custo benefício havia sido imenso! A salada, de 19,00 reais, serviria tranquilamente 3 pessoas com um grande apetite. Os palmitos estavam suculentos e macios e o molhinho oferecido era divino.
Para o prato principal tivemos que escolher entre cerca de vinte tipos de pratos preparados com bacalhau, alguns tipos de peixes assados, massas com frutos do mar e afins, e para aqueles que caíram de para-quedas no restaurante haviam as opções de lasanha a bolonhesa ou filé com fritas.
Depois de muito pensar escolhemos o bacalhau Veranico.  Este continha lascas de bacalhau, batatas assadas e fatiadas e molho branco com parmesão gratinado custando 66,00 reais a porção para 2 pessoas.
O prato chegou sem muita demora, e fazendo-nos questionar se havia sido preparado por deuses. O equilíbrio entre os sabores deixou a bacalhoada irresistível. Com sorte não conseguimos acabar com a porção, e assim pudemos trazer um pouco para casa e para que pudéssemos curtir novamente esse momento mais tarde.
Após nos deleitarmos com os nossos pedidos pedimos duas sobremesas, um pastel de Belém e um de Santa Clara, ambos com um agradável sabor de sobremesa portuguesa.
Ao final da noite, cerca das vinte e duas horas e trinta minutos, quando finalmente conseguimos parar de literalmente comer com os olhos os nossos pedidos, reparamos que haviam cerca de mais sete outro casais tornando sua noite certamente memorável.
E assim, após alguns imprevistos e improvisos concluímos que fora uma noite acima de qualquer expectativa.

Valor total: 110,00 reais
Número de pessoas: 2
Nota do estabelecimento: 9.7

Endereço: Rua Augusto Severo, 576 - Aeroporto - Londrina - Tel: (43) 3337-151
site do estabelecimento: http://www.cantinhoportugueslda.com.br/

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Temaki Club - Para comer só com os olhos.

O Temaki Club, localizado na região central de Londrina, foi nossa primeira inspeção pela cidade. Inaugurado por Felipe Briote neste ano, a casa chama atenção. A decoração, o ambiente, pessoas bonitas, a simpatia dos atendentes e até mesmo a espera (não mais que 10 minutos num final de semana) convidam para uma noite agradável. Para abrir o apetite, nossa degustação começou com um delicioso sunomono (pepino e kani kama) oferecido pela casa, o que, no final das contas, mostrou-se a melhor porção salgada da noite. Em seguida, o primeiro pedido: as bebidas. O restaurante não apresenta nem um drink original e tampouco oferece sucos naturais. Ao invés disso, uma carta de vinhos, não comum em uma temakeria. Quanto aos preços, nada fora do esperado.
O próximo passo foi pedir as entradas, que prometiam: uma porção de shitaki e uma porção de shimeji na manteiga, a R$13,00 cada. As porções eram generosas, mas o excesso de manteiga estragou o sabor dos cogumelos, mal cozidos, por sinal.
A escolha dos pratos foi difícil, mas nada mais óbvio do que escolher entre a especialidade da casa, os temakis. O cardápio oferece várias opções com base de salmão, peixe branco, atum ou kani kama, e os preços variam entre R$8,00 a R$17,00. Assim que chegaram os pratos, mais decepções. Os temakis no tamanho grande significam apenas recheio extra no prato, não um temaki verdadeiramente grande. Acrescente-se que os peixes não estavam frescos, podemos dizer com todas as letras que “paga-se mais e come-se muito pior” [sic]. O recheio com cream cheese (que de japonês não tem nada) e o salmão triturado com molho também descaracterizam a cozinha original.
O cardápio de sobremesas, modesto, oferecia petit gateau, manga caramelada, creme de papaia e tempura de sorvete, tudo a R$8,00. Considerando que não vamos a um restaurante japonês comer petit gateau e que a manga estava em falta, ficamos com as duas últimas opções. Quanto ao creme de papaia, simples e gostoso, servido numa taça grande e banhado com cassis. O tempura, no entanto, foi servido sem calda, que também estava em falta, mas mesmo devemos admitir que estava gostoso.
Por fim, chegou a conta, acompanhada de uma funcionária não tão eficiente. Após o fracasso degustativo, mas ainda mantendo nosso comprometimento e ponderando os prós e contras, concluimos pura e simplesmente que não comemos bem e gastamos um bocado. Portanto, fica a dica: se você está procurando por uma tradicional comida japonesa, o Temaki Club não é a melhor opção, pois os preços são caros e a comida deixa a desejar. Um lugar onde o que é melhor é de graça.

Nota para o estabelecimento: 5.6

Endereço: Rua Paranaguá, 720 (esquina com a Rua Pio XII).
Telefone: 43 3037-3060
Aberto das 11hs às 15hs e das 17h30min às 24hs

Churrascaria Vento Sul - Uma noite de casais.

Sábado à noite. Os cartazes sinalizando a promoção de um jantar para casal na churrascaria Vento Sul a R$ 39,90 chamavam a atenção. Por que não juntar os casais e matar a fome de leão? Não pensamos duas vezes!

Ao chegarmos ao restaurante, nos deparamos com um certo "burburinho" de pessoas à porta, e logo ficamos alarmados: teríamos que esperar um bocado para adentrar ao estabelecimento. Ao colocarmos nossos nomes na lista, a maitrê nem sequer soube dar uma estimativa do tempo de espera. O correto seria exatos 37 minutos.

Depois da longa espera, fomos direcionados à uma mesa redonda e bem espaçosa, cercados pelo movimento intenso e desorganizado de pessoas. Como a fome exigia, rapidamente nos acomodamos e fomos nos servir no buffet ofertado pela churrascaria. Este possuía uma "certa" variedade de comidas, tanto de pratos quentes quanto frios, que primavam mais pela qualidade, do que pela quantidade. Entre as opções que chamaram atenção no buffet, a possibilidade de confeccionar o seu próprio macarrão, o que atraía o paladar de todos.

Enfim sentamos para recebermos as carnes! Antes, porém, ganhamos cartões individuais que sinalizavam aos garçons se deveriam ou não oferecer mais carnes, o que foi ótimo, pois cada um podia controlar seu prato. A variedade e os sabores dos cortes de carne eram de se admirar. Entre as diversas carnes, muito bem preparadas e assadas, estavam: a picanha, que passou diversas vezes; vários tipos de de linguiças; fillet mignon, com e sem queijo; carret; e paleta de cordeiro, entre tantas outras. O cupim e a fraldina na mostarda roubaram elogios à mesa, e vale dizer, é preciso provar para saber.

Finalmente, a tão esperada hora da sobremesa chegou, porém, ao contrario de nossas expectativas, a degustação não foi lá muito feliz. As tortas de passas com castanhas e a de nozes, ambas por R$6,90 a fatia, tinham sabores semelhantes, a base era feita com um creme industrializado e o gosto, fraco. O pudim de leite condensado, a R$4,00, apesar de estar delicioso, tinha um tamanho bastante modesto. O musse de limão, a R$4,50 a fatia, por sua vez também saboroso, tinha um tamanho exagerado e não foi possível degustá-lo até o fim.

Ao final de toda refeição pedimos a conta. Como iríamos pagar com cartão, foi preciso mais 12 minutos de espera para que trouxessem a maquininha, pois só havia uma única para atender a grande demanda do restaurante.

Quando estávamos saindo da churrascaria, nos deparamos com um carrinho de sobremesa que estava sendo servido na outra parte do salão e apresentava uma variedade muito maior de bolos, tortas e doces do que aquele que nos foi apresentado.

Assim, analisando toda a noite, somando a variedade e qualidade das carnes, o barulho abundante, o atendimento e a espera...

Nota do estabelecimento: 6.8.